Bella Optica

Cuidados

Dicas e lembretes de como cuidar dos seus olhos

Fique de Olho

Foto Dica 01

Bella Dica! #01

Óculos escuros: estilo ou proteção?

Muito mais do que apenas um acessório, os óculos de sol podem ser de qualquer cor ou design, contanto que proteja os olhos contra os riscos dos raios ultravioleta. A não utilização de óculos escuros com boa proteção contra radiação ultravioleta implica o fotoenvelhecimento tecidual que se acumula com o passar dos anos, causando alterações de estruturas mais anteriores do olho, como catarata, bem como alterações da retina, que é uma estrutura nobre responsável pela formação da imagem que será enviada ao cérebro.

Dicas sobre visão - Varilux

Bella Dica! #02

Por quê não devemos guardar nossos óculos dentro do carro?

Você deve estar se perguntando “qual o sentido de evitar o calor para óculos de sol”, certo?! Mesmo que desenvolvidos para serem usados no sol, é preciso evitar guardá-los por longos períodos de tempo em locais sem ventilação e com exposição excessiva ao calor, como porta-luvas, por exemplo. As lentes oftálmicas são compostas de camadas (antirreflexo, UV, fotossensível e colorações) que sofrem danos quando expostas ao calor. Portanto, evite deixar suas lentes dentro do porta-luvas do carro ou muito próximas a microondas, churrasqueiras, secadores e spray de fixação para cabelos, por exemplo. Mantenha-os em locais ventilados e sempre dentro do estojo, para evitar arranhões, isso aumenta a durabilidade de seus óculos.

Dicas sobre visão - Varilux
Foto Dica 02
Foto Dica 03

Bella Dica! #03

Presbiopia!

De repente, aparece uma crescente dificuldade para ler jornais, ver as horas no relógio ou a data de validade dos produtos. E você não está só. Por volta dos 40 anos é normal que todas as pessoas comecem a perder a visão para perto, como parte do processo natural de envelhecimento. Esse fenômeno é conhecido por presbiopia ou "vista cansada". Mas por que isso acontece? No olho humano existe uma lente interna chamada cristalino (gelatinosa e cristalina como água límpida, daí o nome). A ação de um músculo interno do olho, o músculo ciliar, move o cristalino focando os objetos para perto e para longe (acomodação). Como nossas unhas e cabelos, o cristalino cresce dentro do olho durante toda a vida e, após a idade dos 40 anos, este crescimento atinge níveis que impossibilitam sua completa acomodação, estabelecendo uma presbiopia que avança lentamente, até atingir seu maior grau por volta dos 55 anos de idade.

Fonte: dayhorc

“A ideologia é como um óculos, quando usamos no grau adequado ela nos ajuda a enxergar melhor o mundo, mas se usarmos a lente em um grau muito alto, ou muito baixo, ela só distorce ainda mais a nossa visão.”

FABIO GOULART